“Para mim, o objetivo da Educação é possibilitar às pessoas a compreensão do mundo à sua volta e de seus talentos a fim de que se tornem cidadãos plenos, ativos e solidários”, Ken Robinson do livro Escolas Criativas.
Provavelmente, muitas são as reflexões sobre o processo de aprendizagem que existem por aí. Eu, particularmente, gosto bastante da visão do Sir Ken, pois ela traz aplicabilidade sobre “o aprender”, principalmente por se tratar de um tema tão vasto.
Ao mudarmos a nossa percepção sobre as coisas, estamos aprendendo, simples assim. E o que será necessário para o futuro? Já temos algumas pistas do que nos espera e a forma como podemos apoiar a nova geração de profissionais em seu início de carreira.
Não é mais novidade que o Fórum Econômico Mundial (o FEM) previu 15 habilidades que estarão em alta para os profissionais até 2025 e o que mais me chama a atenção, citando apenas 4 das 15, é que são habilidades voltadas para uma mentalidade de crescimento (e não fixa). E que requerem uma postura de aprendiz, sem fórmula mágica ou receita de bolo:
Pensamento crítico
Resolução de problemas
Pensamento analítico e inovação
Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizado
Imagino que em muitos momentos isso possa parecer assustador, já que estamos falando de um mundo que boa parte ainda será criado do zero! Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCED), poderemos chegar a um cenário em que 32% dos empregos atuais com tarefas repetitivas poderão ser eliminados. Estamos abrindo espaço para grandes mudanças.
E quais tipos de mudanças desejamos? O que estamos construindo? Que tipo de cidadãos estamos nos tornando ou educando? Qual a visão de mundo que queremos?
Ocupar novos espaços dá trabalho, pois nada está “dado”: será preciso ocupar lugares em um grande movimento de aprendizagem, em que estarão presentes nossas capacidades mentais e do emocionais.
Independentemente qual o caminho iremos traçar em nossas carreiras, fica implícita a importância sobre elaborar uma estratégia para a Aprendizagem Intencional = é uma jornada intencional do que queremos aprender, de quais formas, com quem, se criaremos nossas próprias redes de trocas etc..
Algumas reflexões me ajudam no processo pessoal de aprendizagem:
o que quero aprender?
de que forma o que aprendo muda a minha percepção sobre o que já faço?
qual a aplicabilidade do meu aprendizado no curto, médio e longo prazo?
prototipo meu aprendizado: testo o que dá certo na prática e compartilho!
E você? Quais dicas possui sobre o seu aprender?