O que você precisa saber para implantar uma Avaliação de Desempenho?
Mais um assunto sobre o qual gosto muito de discutir e, às vezes, me questiono sobre se devemos continuar a aplicando da forma como ela acontece na maior parte das organizações que já tive contato: a tal #Avaliação de Desempenho.
Mas, até lá, compartilho algumas ideias sobre a implantação, a partir de algumas experiências.
1.Tenha clareza sobre o que é importante para seu negócio, converse com o “Alto escalão” de sua empresa e mapeie quais são os principais indicadores de boa performance. Ainda, reflitam sobre o que é ter uma boa performance: pode parecer óbvio, mas ultimamente tenho escutado uma frase boa demais "muitas vezes, o óbvio precisa ser dito";
2.Caso sua empresa conte com um time de #Business Partner, agora também é uma boa hora para envolvê-lo!
3.A partir do mapeamento, defina quais são as competências necessárias para o atingimento das metas organizacionais e você poderá dividi-las em: competências estruturais, são as comuns em toda a organização; competências de liderança, focadas aos níveis de gestão; e as técnicas, que deverão ser endereçadas a funções específicas;
4.Ao definir quais serão as competências, não se esqueça de envolver seus principais Diretores e, cá entre nós, envolvê-los de verdade! Pergunte previamente à implantação, se o modelo adotado será eficiente para as entregas e resultados do negócio, e desenvolvimento dos colaboradores. Afinal, eles serão os disseminadores do que ainda está por vir;
5.Antes de estruturar o modelo ideal para sua empresa, faça pequenos grupos de diálogos com diferentes públicos para entender expectativas, dores, o que poderá ser um facilitador ou um dificultador. Sugerimos que façam parte: colaboradores de diversas diretorias, gerentes, coordenadores e/ou supervisores;
6.Agora chegou o momento do RH estruturar um modelo e, para apoiar, reflita: 1. Quantos ciclos durante o ano serão necessários? 2. O RH fará um piloto com uma diretoria e, em seguida, fará os ajustes necessários? 3. Qual a melhor ferramenta para que este novo processo seja, além de tudo, uma boa experiência (UX)? 4. Quem serão os “patrocinadores” e de que forma influenciarão positivamente em sua implantação e execução? 5. Por outro lado, quem está no time “dos contras” e o que poderá ser feito para engajá-los? 6. Como será a comunicação? 7. Será necessária alguma capacitação específica para líderes e colaboradores?
7. Bom, estamos quase no fim. É sempre bom já se antecipar e desenhar: 1. Quais serão os indicadores de sucesso da implantação, pensando na execução do novo processo e o quanto ele passa a fazer parte da sua cultura? 2. De que forma você do RH vai estruturar um canal aberto de comunicação: será via seu DHO, sua área de treinamento, sua equipe de BPs?
8.E o “gran finale”: avaliar o impacto do novo processo no resultado das Diretorias. Como? Já deixe em sua agenda uma nova rodada de diálogo com sua Liderança e alguns Colaboradores para entender como foi na prática, quais aprendizados e pontos de melhoria. Não tenha receio de readaptar, afinal, o principal resultado de uma Avaliação de Desempenho é o desenvolvimento e a evolução de carreira de suas equipes, item fundamental para sustentar seu negócio. Aqui, o que importa é qualidade da execução!
Giovana Calenzani.
Head de Desenvolvimento Humano Organizacional na Arax